A OUTRA FACE DE GANDHI

 

Sempre que nos debruçamos com mais atenção sobre uma figura da história universal, acabamos por ficar desencantados. Lembro-me de ouvir falar de D. Pedro I de Portugal, como um sanguinário, por exemplo.  “Diz-se que mandou servir um banquete enquanto assistia à execução de Pêro Coelho e Álvaro Gonçalves, típico dum neurótico. Gostava mais de ser algoz de que juiz, como atestam algumas sentenças que proferiu”. Agora é a figura de Gandhi que saiu maculada, pelo menos para mim. A noticia era de que mais de mil académicos da Universidade do Ghana, no campus de Accra, terem assinado uma petição, lançada que tinha como finalidade a remoção da estátua de Mahatma Gandhi. O corpo docente acusa o antigo presidente da Índia de ter sido racista enquanto viveu no continente africano e exigiu a remoção da estátua. Para evitar controvérsias e assegurar a segurança da estátua, o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) do Ghana revelou que vai transferir a estátua para outro local. Os professores atacam o antigo líder indiano, alegando que “preferem preservar a sua dignidade do que se prostrarem diante dos desejos de uma superpotência euro-asiática emergente”. Para os académicos, a universidade deveria dar prioridade aos heróis e heroínas africanos. Os docentes argumentam ainda que Gandhi escreveu, durante o período em que viveu na África do Sul, que os indianos são “infinitamente superiores” aos africanos negros. O neto do próprio Gandhi diz que o seu avô na juventude foi ignorante e preconceituoso. Gandhi viveu na África do Sul de 1893 a 1914 e como advogado defendia apenas e só os indianos. Para ele os sul africanos negros não eram humanos. Eram chamados de Kaffir. Também em relação às mulheres e à sua sexualidade, Gandhi experimentava sentimentos de repulsa. “As suas visões sobre a sexualidade feminina eram similarmente deploráveis; segundo Rita Banerji, autora de Sex and Power, Gandhi achava que a menstruação era a manifestação da alma da mulher através da sexualidade.” Na India é acusado de perpetuar a situação dos dalitts, aquelas pessoas com que as outras castas não podem ter contacto. Se o pai da Nação discriminava essa casta é natural que ela permaneça até hoje confinada à mais baixa condição humana. Segundo dizem alguns indianos a figura de Mahtama Gandhi tem sido sistematicamente limpa de todos os detalhes sujos pelo ocidente 

 

 

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